Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Páginas

---Com calma e gentileza você consegue

O vento e o sol iniciaram uma disputa para ver qual dos dois era o mais poderoso.

- Eu posso provar que sou muito mais forte - disse o vento. - Está vendo aquele homem lá embaixo, com uma jaqueta? Aposto que consigo arrancar-lhe a jaqueta em menos tempo do que você.

Começou, então, a soprar com muita força. O homem quase não conseguia ficar em pé, mas quanto mais o vento soprava, mais forte ele segurava sua jaqueta. Seus braços faziam uma enorme força para não perder a sua maior proteção contra o frio e o vento.
Não demorou para o vento desistir e parar de soprar.
Nesse instante, o sol saiu de trás das nuvens e sorriu para o homem. Imediatamente, ele relaxou os braços, levantou a cabeça e tirou a jaqueta por causa do calor.
O sol, então, disse ao vento:

- A gentileza e a amizade são sempre mais poderosas do que a fúria e a força.

Para refletir
Certamente temos muitas histórias para recordar nas quais tivemos mais sucesso agindo com delicadeza do que com força. Ninguém se sente bem ao ser maltratado, ao ser xingado, ao ser humilhado. Em geral, quem prefere usar a força esconde alguma insegurança e dificuldade.
As coisas podem até se resolver, mas ao custo de muita dor e sofrimento. Ao contrário, quando falamos com calma, agimos com gentileza, quando demonstramos nosso carinho e amizade, tudo se resolve de maneira mais tranquila.
A autoridade não está na força, mas na sabedoria ao resolver situações delicadas e tratar as pessoas com respeito a fim de ganhar a admiração de todos. Tente agir sempre com sutileza, você sentirá os resultados e ficará feliz com eles.

Para concluir

Pense nas suas relações com os colegas de trabalho, com os amigos, com a família. Como você costuma agir? Você é duro, usa a força com frequência?


Ou prefere o diálogo? Você costuma dar atenção às necessidades das pessoas ou pensa somente em mostrar poder e autoridade? 

Pense durante o dia sobre esta reflexão. Caso alguém se encaixe, compartilhe